08 - AGOSTO2 SEMESTREAUDITORIACURSOS 2020DESTAQUESEAD-TELE PRESENCIAL

AUDITORIA DE GESTÃO GOVERNAMENTAL DE ACORDO COM RESOLUÇÃO

 CNJ 309/2020

PROPOSTA EM EAD TELE PREENCIAL ABERTO

Data: 24 a 28 de Agosto de 2020

REALIZAÇÃO

Curso de Auditoria de Gestão EAD Telepresencial

Conteúdo Programático

I – Informações Gerais

O curso cobrirá duas modalidades de auditoria, auditoria de conformidade e auditoria de desempenho, segundo as definições contidas nas Resoluções nº 308 e 309, de 11 de março de 2020, do Conselho Nacional de Justiça. A carga horária total prevista é de 15 horas, a ser desenvolvida durante uma semana, no período da manhã, estando previsto que serão usadas 3 horas por dia. Em cada dia haverá aula expositiva na modalidade remota, on line (webinar), com possibilidade de perguntas por parte dos participantes. A duração estimada para cada aula é de uma hora a uma hora e meia. O tempo restante de cada dia será usado para que os participantes realizem atividades práticas, na modalidade assíncrona. Durante essas atividades o facilitador estará disponível para dúvidas e orientações. Ao final de cada dia, os participantes deverão enviar a tarefa concluída ao facilitador, para revisão e comentários.

II – Conteúdo Programático:

Os temas serão desenvolvidos com base nas resoluções do CNJ e na prática de auditoria do Tribunal de Contas da União. O enfoque é prático, ou seja, reserva-se tempo para que os participantes apliquem o que aprendem na situação concreta do trabalho, com a supervisão e comentários do facilitador. A plataforma tecnológica para as transmissões e ferramentas de comunicação devem preferencialmne

 

  1. Visão geral da auditoria interna (objetivos, tipos de auditoria, objetos a serem examinados) – Contexto Constitucional. Conceitos e elementos estruturantes das Resoluções 308 e 309/2020 do CNJ. Tipos de Auditoria. Objetos de auditoria.

 

  1. Elaboração de Planos de Auditoria (Plano Anual de Auditoria e Plano de Auditoria de Longo Prazo), com enfoque em Plano de Auditoria Baseado em Riscos – Processo de planejamento. Gerenciamento de riscos. Análise de riscos do Plano Estratégico. Definição de temas para o PALP. Etapas de elaboração do PAA. Possíveis objetos. Análise de riscos operacionais. Risco de auditoria. Atividade prática: Análise de riscos estratégicos e operacionais.

 

  1. Planejamento da Auditoria (Elaboração da Matriz de Planejamento, do Programa de Trabalho, construção da visão geral do objeto) – Visão Geral do Objeto. Conexão com os objetos de Gestão de Riscos. Critérios de Auditoria. Formação da Equipe. Visita exploratória. Projeto de Auditoria. Matriz de Planejamento. Atividade prática: Descrição da Visão Geral do Objeto. Elaboração de Matriz de Planejamento. Programa (Projeto) de Auditoria.

 

  1. Execução da Auditoria (técnicas de auditoria, amostragem, obtenção de evidências e desenvolvimento da Matriz de Achados) – Entrevistas. Amostragem. Evidências. Análise de Dados. Grupo Focal. Benchmarking. Mapa de processo. Atividade prática: estudo de caso.

 

  1. Elaboração do Relatório de Auditoria e Comunicação dos Resultados – Padrões de Elaboração do Relatório. Estrutura. Conteúdo de cada parte. Atividade prática: estudo de caso e redação de achados.

 

  1. Monitoramento e Acompanhamento da implementação das recomendações. Periodicidade.

 

CORPO DOCENTE

Horácio Sabóia Vieira

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

 

Tribunal de Contas da União

Auditor Federal de Controle Externo desde julho/1992

Vários trabalhos de auditoria realizados, inclusive como coordenador. Alguns deles (lista não exaustiva):

-Auditoria Operacional da Controladoria Geral da União (CGU), realizado a pedido do Congresso Nacional;

-Levantamento de Risco na Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Coordenador);

-Auditoria Operacional na Agência Nacional de Aviação Civil (Supervisor);

-Auditoria de Segurança Operacional na Aviação Civil (Coordenador);

-Levantamento de Risco na Eletronorte

– Auditoria na gestão de Obras rodoviárias no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).

 

Integrou o primeiro grupo criado para acompanhar os processos de privatizações no TCU.

Assessor do Ministro-substituto José Antônio Barreto de Macedo

Chefe de Gabinete do Ministro-substituto José Antônio Barreto de Macedo

Assessor do Ministro Benjamin Zymler de setembro/2001 a janeiro/2005

Gerente da 3ª Divisão Técnica da 3ª Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União desde Fevereiro de 2008 até fevereiro de 2011.

 

 

Banco do Brasil S.A.

Posse em novembro de 1982, na Diretoria de Crédito Rural

Exerceu as funções comissionadas de Assistente na Direção Geral e Assessor na Direção Geral, na mencionada Diretoria de Crédito Rural

Exerceu a função comissionada de Assessor de Departamento, no Departamento Técnico da Área Operacional

INTOSAI – International Association of Supreme Audit Institutions (Associação Internacional de Entidades de Fiscalização Superior):

Um ano de trabalho como Consultor da Intosai (Agosto/2015-Julho/2016), cobrindo as seguintes atividades principais:

– Desenvolvimento do Marco de Medição de Desempenho de Entidades Fiscalizadoras Superiores (MMD-EFS, ou SAI-PMF, considerando a sigla em inglês);

– Avaliação do Desempenho da Auditoria Superior da Federação (o auditor geral do México), da Controladoria Geral da República do Peru, do Auditor Geral das Ilhas Cook, do Tribunal de Contas da União (Brasil) e do Tribunal Administrativo de Moçambique, mediante uso da ferramenta SAI PMF;

– Facilitador do treinamento de auditores governamentais no uso do SAI PMF (treinamentos no Paraguai, na Costa Rica, no Brasil, no Peru, em Miami).

 

INVESTIMENTO

Valor do Curso:  de R$ 980,00 (novecentos e oitenta reais).por participantes. EM EAD TELE PRESENCIAL.

Duração: 15(QUINZE) horas/aula. EM EAD TELEPRESENCIAL

Data de Realização: 24 a 28 de Agosto de 2020

Local de realização: DE BRASÍLIA PARA OS CONTRATANTE EM EAD TELEPRESENCIAL

Horário:  de 9.00 as 12.00 horas. Durante a semana em EAD TELE PRESENCIAL

Incluso: Fornecimento de apostila, legislação, disponibilizados na plataforma.

 

DADOS DA INSTITUIÇÃO

Razão Social: INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO, ESTUDO E PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS LTDA., com sede no SCS Quadra 02, Bloco “C”, Sala 108, Ed. Serra Dourada, CEP: 70.317-900, Brasília – DF, CNPJ nº 26.997.528/0001-70 e Inscrição no CF/DF número 07.377.022/001-60, cadastrada no SICAF.  Outras informações sobre o Curso poderão ser obtidas através do Fone/Fax (0xx61) 3964-3616, e pelo e-mail engoverno@gmail.com — ESCOLA NACIONAL DE GOVERNO – www.engoverno.com.br — Crédito em Conta Corrente – Banco do Brasil S.A. – C/C Nº 430.369-5 – Ag. 1003-0 ou Nota de Empenho.

  

Fundamentação para Contratação do Curso:

Encaminhamos a fundamentação para a contratação dos nossos serviços sem a necessidade de licitação, segundo a Secretaria Federal de Controle: Para se contratar a Escola Nacional de Governo não há a limitação dos R$ 16 mil, relativamente à dispensa de pequeno vulto relacionada no inciso II, art. 24 da Lei nº. 8.666/93; O Egrégio Tribunal de Contas da União entendeu que a inexigibilidade de licitação para a contratação de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal é a regra geral, conforme Decisão/TCU/nº 439/98, in DOU de 31/07/1998 (disponível em http//www.tcu.gov.br; na parte de jurisprudência). A contratação se dá pelo art. 25 daquela Lei, independentemente do preço (que pode, inclusive, ultrapassar os R$ 8 mil (oito mil reais).

 

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