AUDITORIACURSOS 2020EAD-TELE PRESENCIAL

EAD-TELE PRESENCIAL – AUDITORIA DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO

 PROPOSTA EM EAD TELE PRESENCIAL

 REALIZAÇÃO

OBJETIVOS

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:

– Distinguir os objetivos entre as análises sob o enfoque da conformidade e do desempenho;

– Identificar as possibilidades de realizar auditorias de desempenho nas diversas áreas de atuação da Coordenadoria;

– Compreender quais e de que modo os critérios devem ser utilizados;

– Realizar, simultaneamente, auditorias com base na conformidade e no desempenho;

– Apresentar evidências adequadas às características da auditoria de desempenho;

– Desenvolver recomendações adequadas a ambos os enfoques (conformidade e desempenho);

– Produzir relatórios que expliquem adequadamente à alta administração a importância das recomendações efetuadas.

– Produzam auditorias que efetivamente contribuam para o aprimoramento do Tribunal.

EMENTA e CONTEÚDO

1 – Introdução à Auditoria de Desempenho. Características da auditoria de desempenho. Dimensões de desempenho avaliadas. Flexibilidade na escolha dos temas, objetos de auditoria, métodos de trabalho e formas de comunicar as conclusões.

2 – Planejamento da Auditoria. Análise preliminar do objeto. Fontes adequadas para se conhecer o objeto. Definição do objetivo e do escopo de auditoria. Distinção dos objetivos das análises sob o enfoque da conformidade e do desempenho. Identificação das possibilidades de realização de auditorias de desempenho.

3 – Critérios de Auditoria. Compreendendo os critérios típicos de desempenho e como utilizá-los. Fontes confiáveis. Limites para a sua aplicação.

4 – Amostragem e evidências voltadas a auditorias de desempenho. Técnicas para a escolha adequada da amostragem utilizada e das evidências apresentadas.

5 – Indicadores de Desempenho. Como avaliar/criar indicadores quando o órgão ainda não os possui.

6 – Recomendações. Adequação das recomendações a auditorias de desempenho X auditorias de conformidade.

7 – Relatório. Característica de um relatório eficaz. Adequação argumentativa. Conclusão analítica.

  

CORPO DOCENTE

Horácio Sabóia Vieira

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

 

Tribunal de Contas da União

Auditor Federal de Controle Externo desde julho/1992

Vários trabalhos de auditoria realizados, inclusive como coordenador. Alguns deles (lista não exaustiva):

-Auditoria Operacional da Controladoria Geral da União (CGU), realizado a pedido do Congresso Nacional;

-Levantamento de Risco na Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Coordenador);

-Auditoria Operacional na Agência Nacional de Aviação Civil (Supervisor);

-Auditoria de Segurança Operacional na Aviação Civil (Coordenador);

-Levantamento de Risco na Eletronorte

– Auditoria na gestão de Obras rodoviárias no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).

 

Integrou o primeiro grupo criado para acompanhar os processos de privatizações no TCU.

Assessor do Ministro-substituto José Antônio Barreto de Macedo

Chefe de Gabinete do Ministro-substituto José Antônio Barreto de Macedo

Assessor do Ministro Benjamin Zymler de setembro/2001 a janeiro/2005

Gerente da 3ª Divisão Técnica da 3ª Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União desde Fevereiro de 2008 até fevereiro de 2011.

 

Banco do Brasil S.A.

Posse em novembro de 1982, na Diretoria de Crédito Rural

Exerceu as funções comissionadas de Assistente na Direção Geral e Assessor na Direção Geral, na mencionada Diretoria de Crédito Rural

Exerceu a função comissionada de Assessor de Departamento, no Departamento Técnico da Área Operacional

INTOSAI – International Association of Supreme Audit Institutions (Associação Internacional de Entidades de Fiscalização Superior):

Um ano de trabalho como Consultor da Intosai (Agosto/2015-Julho/2016), cobrindo as seguintes atividades principais:

– Desenvolvimento do Marco de Medição de Desempenho de Entidades Fiscalizadoras Superiores (MMD-EFS, ou SAI-PMF, considerando a sigla em inglês);

– Avaliação do Desempenho da Auditoria Superior da Federação (o auditor geral do México), da Controladoria Geral da República do Peru, do Auditor Geral das Ilhas Cook, do Tribunal de Contas da União (Brasil) e do Tribunal Administrativo de Moçambique, mediante uso da ferramenta SAI PMF;

– Facilitador do treinamento de auditores governamentais no uso do SAI PMF (treinamentos no Paraguai, na Costa Rica, no Brasil, no Peru, em Miami).

 

INVESTIMENTO

Valor do Curso:  de R$ 20.980,00 (vinte  mil novecentos e oitenta reais).por turma

Duração: 15 (quinze) horas/aula.

Data de Realização: a ser definido

Local de realização: De Brasília para as dependências do órgão em EAD TELE PRESENCIAL

Horário: 8.30 às 11.30 horas em EAD TELE PRESENCIAL

Incluso: Fornecimento de apostila, legislação serão disponibilizados na Plataforma.

 

DADOS DA INSTITUIÇÃO

Razão Social: INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO, ESTUDO E PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS LTDA., com sede no SCS Quadra 02, Bloco “C”, Sala 108, Ed. Serra Dourada, CEP: 70.317-900, Brasília – DF, CNPJ nº 26.997.528/0001-70 e Inscrição no CF/DF número 07.377.022/001-60, cadastrada no SICAF.  Outras informações sobre o Curso poderão ser obtidas através do Fone/Fax (0xx61) 3964-3616, e pelo e-mail engoverno@gmail.com — ESCOLA NACIONAL DE GOVERNO – www.engoverno.com.br — Crédito em Conta Corrente – Banco do Brasil S.A. – C/C Nº 430.369-5 – Ag. 1003-0 ou Nota de Empenho.

 

Fundamentação para Contratação do Curso:

Encaminhamos a fundamentação para a contratação dos nossos serviços sem a necessidade de licitação, segundo a Secretaria Federal de Controle: Para se contratar a Escola Nacional de Governo não há a limitação dos R$ 16 mil, relativamente à dispensa de pequeno vulto relacionada no inciso II, art. 24 da Lei nº. 8.666/93; O Egrégio Tribunal de Contas da União entendeu que a inexigibilidade de licitação para a contratação de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal é a regra geral, conforme Decisão/TCU/nº 439/98, in DOU de 31/07/1998 (disponível em http//www.tcu.gov.br; na parte de jurisprudência). A contratação se dá pelo art. 25 daquela Lei, independentemente do preço (que pode, inclusive, ultrapassar os R$ 8 mil (oito mil reais).

 

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