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EAD TELE PRESENCIAL – COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA  E FEEDBACK

CARTA PROPOSTA EAD TELE PRESENCIAL

Realização Curso Comunicação Não Violenta e Feedback

Contextualização

Embora o feedback seja uma coisa presente em nossas vidas desde a mais tenra idade, essa competência não se apresenta desenvolvida na maioria das pessoas.

Nas organizações, feedbacks ruins causas mais danos do que aprendizagem, gerando frustação, conflitos e resultados ruins.

Desenvolver a competência de dar e receber feedback é a chave para aumentar a aprendizagem e melhorar os resultados das equipes e consequentemente das organizações.

Objetivo

Desenvolver nos participantes a competências de dar e receber feedback de forma mais natural com menos tensão emocional, proporcionando melhores resultados para a equipe.

Resultados Esperados

Ao final do curso o participante será capaz de:

  • Conhecer e utilizar o processo de comunicação não violenta;
  • Orientar pessoas a receberem feedback;
  • Conseguir gerenciar estados emocionais para dar feedback;
  • Compreender melhor o ponto de vista de outras pessoas, melhorando os resultados a partir dos feedbacks dados e recebidos.

 

Conteúdo Programático

– Origens da Comunicação Não-Violenta.

–  O objetivo da Comunicação Não-Violenta;

– Componentes da Comunicação Não-Violenta:

– Observação e Julgamento;

– Sentimentos e Pensamentos;

Necessidades;

Pedidos.

Empatia.

Desafio do feedback.

Tipos de feedback:

reconhecimento,

orientação e avaliação.

– A comunicação no processo de feedback:

desfazendo omissões,

distorções e

generalizações.

–  A importância de ensinar a receber feedback antes de dar.

–  Integrando a comunicação não violenta ao feedback

 

DOCENTE

CARLOS ALBERTO SAMPAIO DE FREITAS

CARLOS ALBERTO SAMPAIO DE FREITASORMAÇÃO ACADÊMICA

 

 

Mestre em Administração – Universidade de Brasília,

Especialização em Avaliação de Políticas Públicas – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998

Especialização em Estudos de Política e Estratégia – Universidade de Brasília, 1998

Executive Development Program in Performance Management – Virginia Polytechnic Institute and State University e Fundação Getúlio Vargas , Washington, 1996.

Bacharel em Ciências Náuticas – Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, Rio de Janeiro/1989 (Ver Histórico Escolar)

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

 

 

 

Tribunal de Contas da União – TCU

Coordenador-Geral de Fiscalização da Área Social e Região Nordeste – 2013 a 2014

Secretário de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo – 2009 a 2012

Executive-Chair of the Performance Audit Subcommitte – PAS – International Organization of Supreme Audit Institutions – Intosai – 2009 a 2012

Diretor-Técnico de Metodologia de Fiscalização – 2005 a 2008

Secretário-Adjunto de Fiscalização – Substituto – agosto/2001 a junho/2002

Assessor de Ministro – 1999 a 2004

Oficial de Gabinete – 1996 a 1999

Auditor Federal de Controle Externo, desde 1994

Secretaria do Tesouro Nacional – STN

Analista de Finanças e Controle do Departamento do Tesouro Nacional – 1992 a 1994

 

EXPERIÊNCIA DOCENTE Professor do curso de Introdução à Gestão de Riscos (20 h/a) – Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop) –2013

Professor do curso de Relacionamento com o auditado e postura profissional (4 h/a) – Instituto Serzedello Corrêa/Tribunal de Contas da União – 2012

Professor do curso de Auditoria Governamental (40 h/a) – Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop) – 2011, 2012 e 2013

Professor da disciplina Gestão Estratégica do Setor Público (24 h/a) do Curso de Especialização em Orçamento Público – Instituto Serzedello Corrêa – ISC/Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados e Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis) – 2011

Professor da disciplina Processo de Auditoria II (40 h/a) do Curso de Especialização em Auditoria e Controle Governamental – Instituto Serzedello Corrêa/Tribunal de Contas da União – 2011

Tutor dos 4 módulos do Curso (à distância) de Auditoria Governamental (80 h/a) – Instituto Serzedello Corrêa/Tribunal de Contas da União – 2011

Professor do curso de Metodologia e Planejamento de Auditoria de Risco (40 h/a) – Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop) – 2010, 2011, 2012 e 2013

Professor -autor do Módulo de Planejamento de Auditoria (20 h/a) do Curso (à distância) de Auditoria Governamental – Instituto Serzedello Corrêa/Tribunal de Contas da União – 2010

Professor da disciplina Acompanhamento e Avaliação de Programas Públicos (36 h/a) do MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – 2009, 2010 e 2011

Professor da disciplina de Fiscalização e Controle I (40 h/a) do Curso de Especialização em Orçamento Público (2ª Ed) Instituto Serzedello Corrêa/Tribunal de Contas da União – 2009

Professor da disciplina Ciclo de Auditoria (40 h/a) do Curso de Pós-Graduação em Auditoria Interna e Controle Governamental – Instituto Serzedello Corrêa/Tribunal de Contas da União – 2008

Professor do Curso de Auditoria Governamental para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa CPLP (49 h/a) – 2008

Professor colaborador do Departamento de Administração da UNB, disciplinas de Teoria e Análise Organizacional  e Teoria do Planejamento – 2008/2009

Professor da disciplina de Normas de Auditoria Governamental (12 h/a) no MBA em Auditoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – 2007

Professor da disciplina Práticas para o Exercício da Atividade de Auditoria Interna (12 h/a) do MBA em Auditoria Interna – Ênfase em Auditoria de Desempenho e Avaliação de Programas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – 2006

Professor da disciplina de Introdução à Fiscalização para o Programa de Formação do Tribunal de Contas da União – Instituto Serzedello Corrêa – 2006 a 2009

Professor do curso Uso de Matrizes em Auditoria – Instituto Serzedello Corrêa/Tribunal de Contas da União (15h) – 2005

Professor do curso de Teoria e Normas de Auditoria – Instituto Serzedello Corrêa/Tribunal de Contas da União (12h) – 2004

Professor convidado da disciplina Visão e Raciocínio Estratégico (24 h/a) no curso de especialização em Gestão Estratégica do Setor Público – ICAT/Centro Universitário do DF – UniDF – 2004

Professor convidado da disciplina “Planejamento Estratégico” no curso de Especialização em Gestão Pública da Universidade Cândido Mendes e Centro de Estudos Superiores de Maceió (24 h/a) – 2002

Professor convidado das disciplinas de auditoria de gestão e auditoria de desempenho no curso de especialização Master on Public Administration em Controle Externo da Fundação Getúlio Vargas – FGV (36 h/a) – 2001 a 2003

Professor do curso de extensão Teoria da Auditoria –  Instituto Serzedello Corrêa/Tribunal de Contas da União (20 h/a) – 2001-2002

 

TEXTOS PUBLICADOS  

FREITAS, Carlos Alberto Sampaio de; GUIMARÃES, Tomas de Aquino. Isomorphism, Institutionalization and Legitimacy: Operational Auditing at the Court of Auditors. Brazilian Administration Review. Curitiba, ANPAD, v. 4, n. 1, art. 3, p. 35-50,. BAR. Brazilian Administration Review, v. 4, p. 35-50, 2007.

 

FREITAS, Carlos Alberto Sampaio de2007FREITAS, Carlos Alberto Sampaio de; GUIMARÃES, Tomas de Aquino. Isomorphism, Institutionalization and Legitimacy: Operational Auditing at the Court of Auditors. RAC. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, p. 153-175, 2007.

 

FREITAS, Carlos Alberto Sampaio de; GUIMARÃES, Tomas de Aquino. Isomorfismo, Institucionalização e Legitimidade: a Atividade de Auditoria Operacional no Tribunal de Contas da União. In: Enampad, Brasília, 2005.

 

FREITAS, Carlos Alberto Sampaio de; GUIMARÃES, Tomas de Aquino. Organização de Aprendizagem no Setor Público: o caso do Tribunal de Contas da Uniao. In: ENAMPAD, Curitiba, 2004.

 

FREITAS, Carlos Alberto Sampaio de. Avaliação de programas públicos no Brasil: o papel do Tribunal de Contas da União. Prêmio Serzedello Corrêa 2003: monografias vencedoras, 2003.

 

FREITAS, Carlos Alberto Sampaio de; GUIMARÃES, Tomas de Aquino. Estratégias de Auditoria de Desempenho governamental: proposta de um modelo analítico. In: I Encontro de Estudos em Estratégia, Curitiba, 2003.

 

FREITAS, Carlos Alberto Sampaio de Auditoria de. Gestão e Estratégia no Setor Público. Revista do Serviço Público (Brasília), Brasília, v. 52, n.4, p. 57-70, 2001.

 

FREITAS, Carlos Alberto Sampaio de Auditoria de. Resenha de: Pollit, et.al. Performance or Compliance? Performance audit and public management in five countries. Oxford University Press, 1999. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, FGV, v. 35 n 4, p. 127-129, jul/ago, 2001.

 

FREITAS, Carlos Alberto Sampaio de. “Performance Audit: uma proposta de definição”. Revista do Tribunal de Contas da União. Brasília, TCU, v. 32, n.90, p.13-21, out-dez, 2001

 

FREITAS, Carlos Alberto Sampaio de. A implementação do Government Performance and Results Act na Administração Pública dos EUA. Revista do Serviço Público (Brasília), Brasília, v. 50, n.3, p. 93-122, 1999.

 

ROCHA, Carlos Alexandre Amorim; FREITAS, Carlos Alberto S. de. “Princípios & Práticas da Qualidade no Serviço Público”. Revista do TCU: edição especial com as monografias vencedoras do Prêmio Serzedello Corrêa de 1997. Brasília: TCU, p. 79-127, 1998.

 

 

INVESTIMENTO

Valor do Curso: R$ 20.980,00 (vinte mil  novecentos e oitenta reais) EM EAD TELE PRESENCIAL

Carga Horária: 15 (QUINZE) horas Aulas. EM EAD TELE PRESENCIAL

Data de Realização:  a ser definida

Horário: 9.00 horas às 13.00 horas EM EAD TELE PRESENCIAL

Local de Realização: De Brasília para as dependências do contratante em EAD TELE PRESENCIAL

Metodologia de Ensino: Aulas Teóricas e Práticas com Estudo de Caso.

Material Didático: Apostilas, Legislação serão disponibilizados na Plataforma

Certificação: A Escola Nacional de Governo emitirá os certificados para os participantes do Curso.

 

DADOS DA INSTITUIÇÃO

Razão Social: INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO, ESTUDO E PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS LTDA., com sede no SEP/SUL QUADRA 906/706 Bloco “C” Lote “E” Sala 213 – CEP 70330-700 Brasília – DF, CNPJ nº 26.997.528/0001-70 e Inscrição no CF/DF número 07.377.022/001-60, cadastrada no SICAF. Outras informações sobre o Curso poderão ser obtidas através do Fone/Fax (61) 3964-3616, e pelo e-mail engoverno@gmail.com — ESCOLA NACIONAL DE GOVERNO – www.engoverno.com.br

 

Fundamentação para Contratação do Curso:

Encaminhamos a fundamentação para a contratação dos nossos serviços sem a necessidade de licitação, segundo a Secretaria Federal de Controle: Para se contratar a Escola Nacional de Governo não há a limitação dos R$ 16 mil, relativamente à dispensa de pequeno vulto relacionada no inciso II, art. 24 da Lei nº. 8.666/93; O Egrégio Tribunal de Contas da União entendeu que a inexigibilidade de licitação para a contratação de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal é a regra geral, conforme Decisão/TCU/nº 439/98, in DOU de 31/07/1998 (disponível em http//www.tcu.gov.br; na parte de jurisprudência). A contratação se dá pelo art. 25 daquela Lei, independentemente do preço (que pode, inclusive, ultrapassar os R$ 8 mil (oito mil reais).

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